Mais de 50 anos de história

Sempre disponível em função de suas necessidades.

Seleção de Dicas freud

Aqui você poderá encontrar dicas importantes sobre instalação, uso, manutenção e segurança de nossos produtos. As dicas estão organizadas por tema, para que você encontre facilmente o que está buscando.

Dicas para cortes com Discos de Serra

Separamos algumas dicas para você usar seus discos freud com mais eficiência, priorizando um acabamento excelente com uma vida útil ainda maior!

Afie as serras respeitando os ângulos originais de fabricação, que estão gravados à laser em todas as serras freud. Isso ajudará a manter a qualidade do corte original. Para evitar que as afiações fiquem comprometidas, sempre recomendamos fazer isso diretamente em um centro de afiação autorizado freud. Você pode encontrar o mais próximo de você clicando aqui.

Antes de iniciar o corte do material, certifique-se de que a serra está corretamente fixada na máquina. Para um bom acabamento, regule sempre a serra em no máximo 1 cm acima do material que será cortado, seja madeira, MDF, MDP, outros tipos de aglomerado, metais ou plásticos. Veja abaixo:

Lembre-se que esta regulagem permitirá que mais dentes cortem simultaneamente o material.

Problema


Lascamento somente de um lado.

Serra queimada em um lado do corpo.

Possíveis causas


Eixo desalinhado em relação à guia da máquina.

Problema


Lascamento dos dois lados.

Serra queimada nos dois lados corpo.

Possíveis causas


A serra é prensada pelos painéis (efeito banana).

Problema


Corte com ondulação

Vibração na serra

Possíveis causas


Falhas de tolerância ou sujeira nas flanges, espaçadores e eixo

Problema


Partes internas dos painéis apresentam marcas de corte com ranhuras no mesmo sentido.

Possíveis causas


Altura irregular da serra. Sobrando muita serra acima do painel.

Serra com altura ideal. Sem vibração e melhor acabamento.

Problema


Falhas no acabamento do corte.

Possíveis causas


Dentes de serra sem fio de corte. Ângulos de saída dos dentes bloqueados por resina.

É simples! Depois de usar ela por um tempo continuo, remova o disco (Cuidado! Certifique-se que já esfriou!) e limpe a resina acumulada. Graças aos nossos revestimentos antiaderentes, a quantidade que precisará ser limpada vai ser menor. Para manter a vida útil prolongada, ao transportar o disco de serra utilize a embalagem original.

As flanges usadas devem ter o furo com o mesmo diâmetro do furo da serra e ter pelo menos 1/3 do diâmetro da serra.

Dicas para uso das Fresas

Vai trabalhar com fresas? Então você precisa dar uma olhada nessas dicas que separamos para você antes de começar!

O melhor jeito de você resolver isso é realizar mais passagens ou usar um avanço e taxa RPM proporcionais à profundidade do corte.

Uma fresa com altura de corte menor vibra menos que uma fresa com o mesmo diâmetro, porém com uma altura de corte maior.

É importante controlar regularmente a máquina, se certificando que não há problemas de excentricidade, para assim evitar que o eixo vibre perigosamente. Além disso, respeite a distância mínima de fixação da haste e dê preferência a mandris curtos. Por essa mesma razão também deve ser evitada a utilização de extensões.

Para evitar problemas desse tipo, nunca exceda o limite máximo de RPM marcado na ferramenta e evite uma taxa de avanço muito alta ou excessiva em relação à profundidade de corte. Além disso, verifique se a superfíce de fixação do mandril e a fresa estão limpos, assim como verificar regularmente por imperfeições.

É bom prepara uma parte do material e moldar pequenas partes de descarte acumuladas durante o processo de trabalho, realizando mais passadas.

Utilize um suporte com dimensões adequadas. No caso de todas as fresas, especialmente as com pontas em PCD para máquinas de fresagem CNC rolantes. Nesse caso, é necessário fixar a peça corretamente, preparando espaço abundante no bloqueio através de vácuo.